terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Leituras e reflexões (04/01/11)

SILVA, Rosemeri Rocha. SPIN, a velocidade da partícula:procedimentos de criação em dança contemporânea pelo Grupo de Dança da FAP. UFBA - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Salvador, 2008.


"A movimentação que, por hota, é estruturada, faz parte de um processo irreversível dentro da coreografia. O fato de lidar com possibilidades e não com certezas faz com que a composição da obra que, por hora, está estabelecida, fique pré-disposta a se modificar a todo instante." (p. 45)

fica também pré-disposta a se influenciar a todo instante. Daí a escolha somente da ação e não de uma estrutura de movimentos. Para facilitar a disposição à influência da música.


"Através da relação de observar e ser observado, o intérprete modifica completamente a maneira com que está fazendo sua partitura e seu posicionamento na cena" (p. 45)

NO CONCERTO: nos propôr a compartilhar estímulos modifica qualquer tipo de relação comum entre as duas linguagens e oportuniza nova maneira de criar.


p. 49 - 50
(movimento = transição entre posições [Laban])
- Enxergamos apenas as posições, mas a consciência corporal armazena as transições pela percepção. É preciso valorizar esses momentos de percepção sem confundí-los com "reflexos intelectuais que apenas viriam interromper o fluxo natural entre movimento e percepção"

-> realmente se fazer presente na ação, sem previsões, apenas fazendo e escolhendo estímulos para permanecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário