SILVA, Rosemeri Rocha. SPIN, a velocidade da partícula:procedimentos de criação em dança contemporânea pelo Grupo de Dança da FAP. UFBA - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Salvador, 2008.
p. 33 - Sobre Bartenieff
- Acredita que precisa-se de conhecimento fisiológico do corpo para fazer estudos sobre ele.
Daí questões para criação estarem no corpo, a partir de estímulos o artista encontra no corpo o que falar e como falar.
"O esforço do artista é de fazer visível aquilo que está por existir." (SALLES, apud. p.37)
"O processo de criação é, assim, um ambiente onde as relações acontecem num determinado intervalo de tempo e no qual os intérpretes, com suas formas corporais distintas, transitam pelo espaço, partilhando suas propriedades e funcionando como uma estrutura organizada" (p. 39)
NO CONCERTO: trazemos nossas especificidades para um compartilhamento de proposições para uma criação conjunta. Agindo no momento da ação ainda guardamos nossas particularidades. O que disponibilizamos ao público: uma experiência auditivo-visual e que apresenta uma confusão híbrida. Além disso, no momento da ação a relação de estímulo mútuo, conexão é que diferencia de simples resposta entre movimento e som.
"A importância de focalizar as matrizes geradoras está não só como um meio de se iniciar uma pesquisa investigativa, mas, também como forma de iniciar um diálogo entre os sistemas envolvidos no processo de criação." (p. 42)
Analisar, experimentar e reconfigurar o CONCERTO oportunizou a continuidade da criação e o entendimento do tipo de relação construida pelas linguagens envolvidas.
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