domingo, 16 de janeiro de 2011

Leituras e reflexões (03/01/11)

SILVA, Rosemeri Rocha. SPIN, a velocidade da partícula:procedimentos de criação em dança contemporânea pelo Grupo de Dança da FAP. UFBA - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Salvador, 2008.


p. 29 - dinâmicas da percepção

NO CONCERTO: Foi por causa dos estímulos que surgiu a ação de tensão (restritor consciente). Percebendo o externo/ ambiente/ estímulo da música e do poema, tive a sensação de tensão e escolhi, conscientemente das possibilidades do meu corpo, me utilizar dela na ação.

" A escuta do corpo oferece a possibilidade de construir um ser que se move conscientemente e que estabelece uma relação com o momento presente. As propostas corporais direcionam o trabalho artístico, elas são o ponto de partida para o conhecimento, formação e criação." (p. 40)

NO CONCERTO: Enquanto me ponho em tensão das pernas (joelho e tornozelo) e consequente desequilíbrio do tronco, percebo o que ocorre no meu corpo, me volto (completamente) para o interno, escolhendo manter esse estado corporal.

E A RELAÇÃO COM O ESTÍMULO EXTERNO DA MÚSICA QUE OCORRE DURANTE A AÇÃO CORPORAL?
( talvez seja ela [a música] que me influencia nas escolhas voluntárias que faço durante a ação. Por exemplo:fazer uma pausa, dobrar mais os joelhos, inclinar para trás ou para frente, etc.)

Meu foco no "1º movimento" é interno e é nas mudanças corporais que presto atenção, àquelas que não consigo controlar (exemplo: o desequilíbrio) mas meu sentido de presentidade se faz não só na atenção interna como para o estímulo sonoro que já conheço (pré-estabelecido) e me utilizo das sensações geradas no momento (durante) a ação - soma da intensidade de tensão, formas que deixo meu corpo tomar e resposta ao estímulo sonoro* como ferramenta/ estratégia para escolher certas coisas para dirigir a ação.
* não estabelecida previamente, nem tão consciente, meio "deu vontade durante" - O QUE É ISSO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário